quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tham,


Andei pensando no texto "Âncora" que tu publicou no teu blog. Talvez todos nós tenhamos um pouco (ou talvez alguns um pouco mais) de âncoras. Somos, eu e tu, pessoas criadas e educadas para fazer o bem e não o mal para as pessoas. Tenho notado que várias vezes eu me privo das minhas vontades e até mesmo das minhas verdades em favor de outras pessoas, por não querer magoá-las, mas será que realmente vale a pena receber um sorriso de alguém ao teu lado privando o teu próprio bem estar? Privando a tua felicidade? Mas, ainda me pergunto, será que seria certo viver em meio a egoísmos? Pensar só na sua própria felicidade seria o certo? Já ouvi várias vezes que o ser humano é um ser muito egoísta e que sempre visa o seu próprio bem e eu poderia levar essa discussão mais além a ponto de afirmar que mesmo o sorriso do outro que tu mesma fez provocar te faria sentir-se mais amada, talvez trazendo um novo sentimento de felicidade indiretamente, mas enfim... posso te dizer que não é a mesma coisa. Eu utilizo minhas palavras a favor dos outros e os privo de verdades que mais cedo ou mais tarde virão à tona (eu apenas procrastino o jogar, o estourar da bomba). Me sinto um lixo por esconder essas verdades e, por outro lado me sentiria pior ainda sendo "feliz" falando a verdade, me favorecendo numa situação machucando o outro. O mundo seria muito melhor se a gente não precisasse mentir. Outro dia assisti a um filme "O primeiro mentiroso", era uma cidade em que todos falavam a verdade e ninguém se magoava por ouvi-la. Estamos acostumados a viver felizes no nosso mundinho cor-de-rosa da mentira e nos chocar com a verdade. Não deveria ser o contrário? Por que a verdade machuca tanto?
Sinto que vou explodir a cada verdade que escondo. Um dia eu explodo de verdade (ou de verdades) e atinjo cada pessoa à minha volta com pequenas verdades que me privo de dizer. Meu filtro está saturando. Fico pensando se a sinceridade não deveria ser uma virtude. Será que já foi algum dia ou isso também era hipocrisia? Imagino um dia em que eu resolver me abrir, ser um ser sincero (o que ética e moralmente aprendemos a ser), como seria o mundo à minha volta? Ainda existiria alguém para me apoiar? Ainda há alguém que prefere uma verdade dura a uma leve mentirinha? Há alguém que não se importa em ouvir verdades? Acho que nem mesmo eu, às vezes, suporto ouvi-las.
Tham, supersaturei meu estoque de bondade, de hipocrisia e de mentiras.

P.s.: Beijos desesperados de quem não aguenta mais respirar o ar da hipocrisia.

Um comentário:

  1. "Estamos acostumados a viver felizes no nosso mundinho cor-de-rosa da mentira e nos chocar com a verdade. Não deveria ser o contrário? Por que a verdade machuca tanto?"
    Que texto lindo, Kika. Prendeu a minha respiração!
    Bem, nós nos conhecemos, sabemos como somos e, como vc mesma colocou fomos educadas para fazer o bem. Não sei se lembra, mas em todos aqueles meus antigos contos, eu sempre tentava resgatar a fé perdida das garotas. "Siga o seu coração."
    Acho que era por essas e por outras que tanta gente acabou gostando. Ser humano gosta de pessoas que acreditam em seus sonhos. Eu assisti esse filme, também me surgiram milhões de questões sobre verdades e mentiras; Sim, vivemos em uma grande bolha. Crescemos assistindo e ouvindo mentiras, pq queremos tudo perfeito, e perfeição não existe, a não ser que vc a invente. Somos todos grande atores, e o nosso palco é a vida que vivemos. Muitos de nós consegue viver de mentiras - e até gosta-, outros, não sabem, não querem. Então, se eu for babaca por acreditar na mentira dos outros, mostrando a verdade que há em mim, será que eu estaria fazendo isso errado? Sempre acreditei que, um mentiroso não mente para quem quer mentir; ele engana a si mesmo, o tempo todo, pq ele sabe que aquilo é falso.
    Com bom coração, quebrando a cara, ou não, eu vou continuar a falar minhas verdades por aí.
    Se você quiser, tem lugarzinho no meu bote tão vazio.


    beijos e muito obrigada pela homenagem!

    Tham

    ResponderExcluir